segunda-feira, 12 de março de 2012

Explorando a Geometria Dinâmica - I


Dentre os novos recursos tecnológicos para a aprendizagem de Matemática, sem dúvida o de maior destaque é o oferecido pela Geometria Dinâmica. As possibilidades que este recurso oferece parecem até ilimitadas. Eu destaco dois programas de Geometria Dinâmica, o GeoGebra e o Régua e Compasso (R.e.C), por serem programas livres. Na verdade, eu tenho preferência mesmo é pelo GeoGebra.

O visitante que quiser mais informações sobre estes programas e orientações sobre a instalação destes pode visitar a página do professor Humberto José Bortolossi, http://www.professores.uff.br/hjbortol/

No livro, Novas Tecnologias no Ensino da Matemática: Informática no ensino da matemática: repensando práticas. Rio de Janeiro: 2008, o professor Carlos Mathias, ressalta “o papel primordial do Princípio da Propriedade Mantida (PPM) no estudo da geometria, através do uso de programas de geometria dinâmica: oferecer uma alternativa intermediária entre a insuficiente investigação de um caso particular e a, por vezes inviável, demonstração formal do caso geral (p. 72)”.

O PPM é uma referência às propriedades de uma figura construída num programa de Geometria Dinâmica que se mantêm invariantes na movimentação da figura, ou de elementos que definem a figura. Este princípio não pode ser usado como uma prova matemática, de modo algum, mas indica um ótimo método de experimentação e de formulação de conjecturas matemáticas, elementos importantes para a aprendizagem matemática.

A seguir o visitante encontra algumas sugestões de atividades que podem ajudar um iniciante neste mundo da Geometria Dinâmica. As atividades foram elaboradas pensando-se no programa livre, GeoGebra. Porém, é provável que elas possam ser facilmente adaptadas para outros programas de Geometria Dinâmica.

 
Nestas atividades o aluno encontra tarefas que permitem explorar o PPM, além de outros recursos igualmente úteis. Algumas atividades podem parecer um tanto complicadas. Nestes casos, o visitante curioso não deve colocar a culpa no desconhecimento do programa, ou na própria atividade. Nestes casos, o visitante pode se sentir desafiado a usar seus conhecimentos geométricos, eles são fundamentais para o bom aproveitamento do GeoGebra, que é um programa facílimo de ser usado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário